AC
Álvaro Cunhal num retrato pintado por
João Abel Manta em 2008

Se na história do Partido Comunista Português a figura de Álvaro Cunhal é absolutamente central, na história do movimento comunista internacional é figura destacadíssima e do ponto vista de produção do pensamento revolucionário está entre os seus máximos expoentes
Homem de inultrapassável  coragem pessoal, de uma firmeza ideológica que nunca vacilou, com uma qualificação teórica bem enraizada e sempre inovadora, a que aliava um profundo humanismo e uma cultura excepcional que transformava em saber em todos os momentos, fazem de Álvaro Cunhal um dos maiores intelectuais e políticos portugueses de sempre.
Celebra-se este ano o seu centenário. Momento para aprendermos mais sobre ele e com ele, para se descobrir, superando o imediatismo de muitos sucessos, a subtileza, a sofisticação, a profundidade do pensamento de um homem que com extrema inteligência, bem ancorado em princípios incorruptíveis, desenvolvia opções táticas, jogando em simultâneo em vários tabuleiros de xadrez, sem nunca perder o norte estratégico. A sua excepcional capacidade de produzir a análise concreta da realidade concreta.
Num país onde a mediocridade política sempre andou à solta vestida de ouropéis que conferem importância a quem nunca a terá e que serão tragados a médio prazo pela história, Álvaro Cunhal eleva-se de modo singular. Como dizia Camões ditosa a pátria que tais filhos tem, raros são os que em Portugal se podem equivaler a este homem excepcional.
Quando, um bando de insignificantes, vendilhões da pátria, faz viver Portugal um momento trágico, em que se devem concitar todas as forças para não deixarmos que o 24 de Abril volte com máscaras de uma democracia carnavalesca, celebrar o centenário de Álvaro Cunhal é aprender, aprender sempre com a vida e com a história a resistir patriótica, revolucionária e inteligentemente a todos desafios que se coloquem. Por mais apertadas que sejam as curvas da história nunca desistir. Essa uma das suas grandes lições.
Tudo o que se fizer para dar a conhecer este líder político, teórico e homem da cultura não será excessivo. Celebrar o centenário de Álvaro Cunhal é sobretudo uma oportunidade para dar a conhecer a dimensão de um homem impar.