«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Escolas expõem desenhos de Cunhal



“Álvaro Cunhal, Desenhos da Prisão”, exposição itinerante do programa comemorativo local do centenário do líder histórico do PCP, que passou por vários locais no concelho, está agora nos estabelecimentos de ensino.
Depois da Escola Profissional de Setúbal, em dezembro, e da Secundária D. João II, em janeiro, a mostra de desenhos que Álvaro Cunhal elaborou enquanto esteve preso pelo regime fascista está patente, em fevereiro, entre os dias 16 e 28, na Escola Secundária D. Manuel Martins.
À semelhança do que tem acontecido nos outros espaços, a exposição é complementada por um colóquio sobre a faceta de artista plástico de Álvaro Cunhal e pormenores técnicos e históricos relacionados com a produção destas obras em condições adversas.
Na D. Manuel Martins estão agendadas três sessões do colóquio, a cargo de Manuel Augusto Araújo, assessor de cultura na Câmara Municipal de Setúbal, para os dias 18 e 20, às 10h30, e a 19, às 15h30, havendo a possibilidade de se realizarem mais três.
“Álvaro Cunhal, Desenhos da Prisão” fica depois exposta na Escola Secundária de Bocage, entre 24 março e 4 de abril, com um colóquio agendado, dia 27, às 15h15.
Os locais seguintes que recebem a exposição são a EB 2,3+S da Bela Vista, entre 14 e 25 de abril, e a EB 2,3 de Bocage, de 22 de abril a 2 de maio.
A Galeria de Exposições da Casa da Cultura foi o primeiro local a mostrar a exposição, inaugurada em setembro, composta por um conjunto de 25 obras produzidas por Álvaro Cunhal enquanto esteve preso nas cadeias de Peniche e do Aljube, Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário