«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Para que não restem dúvidas


A história, por dever de gratidão, retém no seu crivo os indivíduosque por obras valorosas” continuam referência, vivendo na lembrança colectiva. Acontece porém que a história, escrita pelas classes que detêm o poder, relegam para o esquecimento, assassinam historicamente todos os que com elas não se identificam social e ideologicamente. E este rasurar da história processa-se pelos mais ínvios e dissimulados caminhos. No «Dicionário da Língua Portuguesa ContemporâneaAcademia das Ciências de Lisboa», editado em 2001, todas as siglas partidárias, das mais recentes aos grupelhos sem expressão e desaparecidos, estão contempladas neste instrumento de consulta, as siglas “PC e PCP” com nove décadas de existência foram “esquecidas”. Um lapso que cumprirá a sua missão enquanto o dicionário existir.

Compete-nos, é um dever que a história nos impõe, imperativo de classe, marcar a importância dos que entre nós se destacaram na luta pela dignificação dos que vendem a sua força de trabalho e com quais lutaram para que fôssemos livres. Ao amputarem a história dos feitos e valores daqueles que se distinguiram na luta pela construção de uma sociedade justa, coarctam-nos as raízes, enfraquecem-nos a confiança e a nossa caminhada, titubeante, perde vigor. Assim sendo, atentos, não podemos esquecer os que dedicaram toda a sua existência, dignificando-a ao abraçar a luta de todos os oprimidos. Desta postura não resulta o culto de personalidade, mas o dever de colocar no devido lugar histórico os que connosco como classe se ergueram e que a história não pode nem deve esquecer. Não nos podemos permitir que sejam os opressores a fazerem a triagem de quem ou não deve ficar para a posteridade.

2013 é, será, o ano em que seremos nós a escrever a nossa própria história, sem o talculto de personalidade com que capciososamente há quem espalhe um fumo de despeito para ofuscar a limpidez do nosso propósito.

Ao assinalar o ‘Centenário de Álvaro Cunhal’ por decisão do Comité Central do PCP, o Partido reforçou o seu grau de responsabilidade e a sua decisão é, inequivocamente, o sentir de todos os militantes comunistas e de muitas mulheres e homens que desde sempre nos têm acompanhado. Não temos a pretensão de enaltecer a figura de Álvaro Cunhal, trabalho quão difícil como desnecessário. Desejamos que este ano em que assinalamos o ‘Centenário de Álvaro Cunhal’ e em que também nos envolveremos, não pretende desenvolver o culto pelo militante comunista mas afirmar a validade da sua existência como ser humano a elevado grau.

A personalidade deste dirigente comunista vai muito para além dos seus camaradas e das nossas fronteiras; os seus feitos e obra são o nosso sentir.

Dedicar este ano a Álvaro Cunhal é a melhor e mais sentida homenagem que podemos fazer ao nosso povo trabalhador.

4 comentários:

  1. Avaliação certa da comemoração pelos comunistas do centenário de Álvaro Cunhal, um revolucionário com ideias para o nosso tempo. Saudações fraternas.

    ResponderEliminar
  2. "Compete-nos, é um dever que a história nos impõe, imperativo de classe, marcar a importância dos que entre nós se destacaram na luta pela dignificação dos que vendem a sua força de trabalho e com quais lutaram para que fôssemos livres."

    Assim farei!

    ResponderEliminar
  3. Quantas verdades !Gostei do post e,principalmente do ûltimo parâgrafo.A homenagem ,ê tambêm dedicada ao povo portuguës,pois Âlvaro Cunhal,foi um trabalhador incansâvel que se entregou todo ao seu povo.

    ResponderEliminar
  4. Álvaro Cunhal foi um grande combatente por um Mundo Novo, não como líder, mas como companheiro sempre aberto ao diálogo, sempre coerente e nunca cedendo a soluções fáceis.
    É de inteira justiça esta homenagem nos 100 anos do seu nascimento.
    Tanta saudade, camarada Álvaro!!!

    ResponderEliminar