«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Álvaro Cunhal evocado em Cascais

«Teve lugar no sábado, no Centro de Trabalho de Cascais do PCP, um extenso debate (durou três
horas) sobre a vida, o pensamento e a luta de Álvaro Cunhal, que contou com a participação de José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central do Partido. Perante uma sala cheia, o dirigente comunista traçou o percurso de Álvaro Cunhal desde a juventude até aos seus últimos dias, marcado sempre pela firme defesa do Partido do qual foi o mais destacado construtor e com o qual a sua vida se funde.
José Casanova falou da inteligência, integridade, cultura e firmeza de Álvaro Cunhal, referindo ainda a importância universal do seu pensamento e da sua acção para o movimento comunista internacional. Aliás, depois de Lénine mais nenhum dirigente comunista em todo o mundo teve uma tão fecunda e extensa obra, garantiu o director do Avante!, acrescentando que esta não se limita à teoria marxista-leninista, estendendo-se igualmente aos domínios da história, da literatura, da pintura e das artes. 
A sua tese sobre o aborto, escrita na juventude, é ainda hoje um elemento referencial a ter em conta quando se analisa essa questão, salientou José Casanova, considerando da mesma forma que o livro «A Arte, o Artista e a Sociedade» deveria ser de leitura obrigatória em qualquer licenciatura em História de Arte. Notável é igualmente o seu trabalho, produzido na prisão, sobre «A luta de classes em Portugal nos Finais da Idade Média», abordagem única, marxista-leninista, sobre tão importante período da história nacional. 
Na resposta às inúmeras questões colocadas pelos participantes, José Casanova esclareceu diversos aspectos do pensamento e da biografia de Álvaro Cunhal, que fazem dele uma figura maior da história de Portugal e um dos mais notáveis teóricos e dirigentes do movimento comunista internacional.»

no avante!
de 31.01.2013 

1 comentário:

  1. Dοceniam wаrtоść informaсji, któгe umіеѕzczasz
    na sωoim blogu. Czytаnіe iсh tо sama radość.

    Ѕtyl strony іnternetоweј jeѕt
    kapitalny, і агtуkuły są nаρrawdę
    bystге:D Dobrа rοbοta:) Pozdraωіam.


    Alѕο visit my web-sitе ... pompa ciepla cena

    ResponderEliminar