«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Álvaro Cunhal, na Marinha Grande, em 18 de Janeiro de 1975

Na sequência da mensagem anterior, neste trabalho de equipa e para que fique registo, aqui vai:

«Marinha Grande é um nome escrito a ouro na história do movimento operário português. Melhor se pode dizer: escrito com lágrimas e sangue.
Porque a luta dos trabalhadores da Marinha Grande ao longo de 50 anos de fascismo foi paga com pesadas perdas, com perseguições, torturas, prisões, com o assassínio e a deportação de muitos dos seus melhores filhos, com séculos passados nas masmorras fascistas por muitos anos, com privações e sacrifícios silenciosos e anónimos das famílias dos militantes, educadas na mesma escola de elevada consciência de classe e incansável combatividade.
As tradições de luta do proletariado da Marinha Grande são inseparáveis da actividade dos comunistas. A classe forjou a sua vanguarda revolucionária – a vanguarda revolucionária (os comunistas) soube estar à altura da classe.
Marinha Grande pode orgulhar-se de muitos combatentes de vanguarda que tem dado ao movimento operário. Pode orgulhar-se dos seus mártires e dos seus heróis. E a vinda para a sua terra natal, hoje, nesta data, dos restos mortais de um militante comunista que deu toda a sua vida à luta pela liberdade da classe operária e do povo português – o camarada José Gregório – é, ao lado de outros nomes gloriosos, um símbolo das qualidades e tradições do proletariado da Marinha Grande e do papel da sua vanguarda revolucionária – o Partido Comunista Português.»

(Do discurso de Álvaro Cunhal no comício do PCP, 
a 18 de Janeiro de 1975, 
na Marinha Grande, 
no 18 de Janeiro em liberdade)

1 comentário:

  1. O PCP ê o ûnico partido,cujos militantes,se podem orgulhar da sua histôria,cheia de verdadeiros herôis,homens com uma integridade admirâveis.

    Um beijo

    ResponderEliminar