«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Excertos de uma entrevista-testemunho sobre o homem Álvaro Cunhal

Extractos da entrevista de Maria Eugénia Cunhal à Voz do Operário (Ana Goulart), em Janeiro 2013.

... Quando Eugénia Cunhal nasceu, o irmão, Álvaro, era já um jovem de 14 anos. A diferença de idade não impediu que entre os dois se estabelecesse uma amizade profunda, consolidada com afecto, ternura, cumplicidade e camaradagem.
... Eugénia Cunhal, a mais nova dos quatro filhos de Avelino Cunhal e Mercedes Barreirinhas, assume o orgulho de ser "a irmã do Álvaro".
(...)
A ideia de um Álvaro Cunhal austero, até um pouco frio, corresponde à verdade?
Não. Era muitíssimo disciplinado, mas não era nada austero, nem nada frio. Era uma pessoa extremamente ternurenta, extremamente afetiva e afetiva com ternura. Gostava de fazer festas, de abraçar, de dar beijinhos. O Álvaro tinha uma expressão que à vista dos outros poderia parecer de uma pessoa um pouco distante, não sei. Porém, não era assim. Era uma pessoa extremamente terna.
(...)
Tinha noção da dimensão e importância da atividade política do seu irmão?
Quando era muita novinha talvez não tivesse...
Lembro-me da primeira vez que fui ao Aljube vê-lo. Foi horrível vê-lo do outro lado das grades, muito magro, muito pálido, com o cabelo cortado muito curto...
(...)
Álvaro Cunhal era uma personalidade multifacetada. Político, sem dúvida, mas também escritor, artista plástico, intelectual, enfim, um homem de cultura. Há alguma influência familiar nesta riqueza e dimensão humana de Álvaro Cunhal?
O meu pai era escritor e pintor, além de advogado e professor. O Álvaro só quando estava preso é que pintava... O meu pai também pintava muito, levava-nos a museus e em casa falava-se muito de arte. Mas claro que se o Álvaro não tivesse talento ficava apreciador, mas não criador, não criativo.
A vossa não era o que se pode designar por "família operária", no entanto, Álvaro Cunhal dedicou toda a sua vida à causa do proletariado...
... o Álvaro dizia que era filho adoptivo do proletariado. Isto é algo que o Álvaro disse muitas vezes.
(...)
Os indispensáveis contributos de Álvaro Cunhal para a liberdade, a paz, a democracia geraram a admiração de muitos homens e mulheres e, muito em particular, dos seus camaradas de partido. Álvaro Cunhal é uma personalidade incontornável da História de Portugal que sempre recusou o culto da personalidade.
Completamente. O Álvaro era uma pessoa humilde, uma pessoa simples que pensava sempre em termos de coletivo. O Álvaro sabia que sozinho não conseguiria fazer muito e o que tinha valor era o coletivo do partido. Álvaro era essencialmente um militante do PCP, embora tivesse responsabilidades. Não tinha uma pontinha de vaidade, nem mesmo uma apreciação demasiada dele próprio.
(...)
O exemplo do Álvaro foi muito importante, porém, foi um exemplo fundamentalmente humano porque quando era miúda ouvia a palavra "comunistas" sem lhe perceber o sentido e foi essa capacidade humana de se interessar pelas pessoas, de ajuda, de amor aos outros que me marcou profundamente. 

2 comentários:

  1. Saudações à Ana Goulart pelo seu trabalho no jornal na Voz do Operário, e ao Luís Neves pelos excertos que nos trouxeram a este blog parte significativa dessa entrevista tão... Eugénia Cunhal!

    Abreijos (como diria um amigo nosso)

    ResponderEliminar
  2. Eugénia Cunhal... uma figura e uma poeta que merece ser bem mais conhecida!

    ResponderEliminar