«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

São conhecidos, por publicados em edições avante!, os desenhos  da prisão, de Álvaro Cunhal. Aqui se trarão alguns desses desenhos. Mas esses dois álbuns estão muito longe de esgotar tudo o que Álvaro Cunhal nos deixou como legado da sua enorme sensibilidade traduzida em traços que são também provas da sua arte. 
Álvaro Cunhal fez a capa e ilustrou a primeira edição de Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes (Edições "Sirius", de 1941), que depois abriu a edição de Obras Completas deste autor, editadas em 1979, com capa, ilustrações e arranjo gráfico de Rogério Ribeiro. Uma "preciosidade" editorial a assinalar o 70º aniversário do nascimento de Soeiro Pereira Gomes e o 30º aniversário da sua morte.



2 comentários:

  1. Os desenhos de Âlvaro Cunhal,tao inconfundîveis!Sao linhas feitas com muita firmeza.

    Um beijo


    ResponderEliminar
  2. Estes "Esteiros" com os desenhos de Álvaro são "companheiros" meus. Existiam em casa de meus pais: virão para a minha um dia destes. Fizeram-me o caminho, estes livros, iam e vinham, disfarçados com capas de papel comum... A Selva, Deus lhe Pague, Quando os Lobos Uivam... Falo-me de 8 ou 9 anos e a recordação é nítida. Ficou uma certeza que me acompanha.
    Sobre a comemoração... é tão ENORME e sonante - não temos que nos calar nem apagar!!! - que até a televisão foi "obrigada" a dar excertos...
    Abraços da bettips

    ResponderEliminar