Atualidade e Universalidade
do Pensamento de Álvaro Cunhal
O Partido com Paredes de Vidro
Este ano, em novembro, completaria 100 anos de vida o dirigente comunista, artista e destacado intelectual português Álvaro Cunhal. Autor de textos sobre temáticas variadas, que vão da conjuntura e ação partidárias à teoria da arte, o legado de Cunhal será reeditado este ano pelo PCP, como parte das comemorações do seu centenário.
Por Rita Matos Coitinho
(mestra em sociologia, cientista social e militante do PCdoB em Santa Catarina, Brasil)Este ano, em novembro, completaria 100 anos de vida o dirigente comunista, artista e destacado intelectual português Álvaro Cunhal. Autor de textos sobre temáticas variadas, que vão da conjuntura e ação partidárias à teoria da arte, o legado de Cunhal será reeditado este ano pelo PCP, como parte das comemorações do seu centenário.
Por Rita Matos Coitinho
Este ano completa-se 100 anos de vida do dirigente comunista, e destacado intelectual português Álvaro Cunhal (Imagem retratada pelo artista Xesko)
Nas palavras de Jerónimo de Souza, secretário-geral no PCP no 19º Congresso partidário, realizado em dezembro último, "as Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal serão a justa homenagem ao homem, ao comunista, ao intelectual, ao artista, figura central do século XX e princípio deste século e que se afirmou como referência na luta pelos valores da emancipação social e humana no país e no mundo, e para todos aqueles que abraçam a luta libertadora de todas as formas de exploração e opressão do homem e dos povos. Que deu uma contribuição inigualável para o Partido que temos e o Partido que somos, o seu Partido de sempre – o Partido Comunista Português. (...) o seu pensamento e ação política, a sua história pessoal de combate pela liberdade, a democracia e o socialismo, não pode passar ao lado de todos os que se preocupam com os problemas que a sociedade enfrenta, de regressão social e civilizacional, no quadro de uma aguda crise sistémica do capitalismo."
(...)
continuar a ler aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário