«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Iniciativas - Loures


Na Academia Recreativa Musical de Sacavém

«Concelhia de Loures do PCP 

promoveu uma homenagem a Álvaro Cunhal



A Organização Concelhia de Loures do PCP promoveu uma homenagem a Álvaro Cunhal no centenário do seu nascimento. 

Esta iniciativa teve lugar na Academia Recreativa e Musical de Sacavém.
Na homenagem 200 pessoas assistiram à projecção do filme : "Álvaro Cunhal: vida, pensamento e luta", a uma actuação de cantar alentejano com o Coro da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, que fizeram questão de agradecer o convite da organização local comunista, relembrando o papel de Álvaro Cunhal na Reforma Agrária. Seguiu-se um momento de poesia, com Carlos Paniágua, actor e encenador do Teatro Independente de Loures (TIL), que declamou o poema de Pablo Neruda, la Lámpara Marina, dedicado a Álvaro Cunhal.
Esteve presente ainda uma exposição sobre a vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal e uma banca de livros com as suas principais obras teóricas e literárias.
Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP e responsável junto deste organismo pelas comemorações do Centenário, encerrou a iniciativa com uma intervenção política onde relembrou as palavras de Álvaro Cunhal no comício realizado a 5 de Outubro de 1974 no papel dos trabalhadores de Sacavém e do concelho de Loures na derrota do regime fascista e do 28 de Setembro, e na consolidação do regime democrático.
No final da iniciativa, as duas centenas de participantes cantaram a Internacional relembrando Álvaro Cunhal com a projecção de diversas fotografias de vários momentos da sua vida.»
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Academia Recreativa
e Musical de Sacavém

(tal como no facebook)

2 comentários:

  1. Sérgio,
    Esperei a correção. Insisto: o nome que leva a coletividade é (como no carimbo do facebook que se encontra postado na notícia): Academia Recreativa Musical de Sacavém. Sem o "e". Durante décadas soubemos escrevê-lo e dizê-lo. Depois perdemos as autarquias - câmara e junta -e passámos a ouvi-lo como outros querem. Ouvir ainda ouvimos. Grafá-lo e repeti-lo, não!
    Dizer-te também que a última vez que o Álvaro esteve em Sacavém foi num encontro realizado na Academia.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta nossa visitante, das da primeira hora e com contributos muito interessantes, já se nos dirigira, por email, sem propor comentário. A partir do seu mail, e tendo o nosso "post", na sus "postura" inicial, apenas transcrito tal-e-qual a notícia, consultámos o espaço no facebook da própria associação e acrescentámos o seu cabeçalho, pensando assim dar satisfação à desejada correcção. Dada a insistência, que bem acolhemos em nome do rigor, altera-se o cabeçalho que, sendo do artigo original, pode também ser considerado como nosso.
      E fica anotado e sublinhado, como mais um contributo,
      "que a última vez que o Álvaro esteve em Sacavém foi num encontro realizado na Academia".
      Obrigado, Ana

      Eliminar