«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Monsieur Morisi

Mais um flash extraído do blog "duasoutrescoisas" de Francisco Seixas da Costa.
  
«Num café de Montreuil, nos arredores de Paris, a surpresa foi imensa, nesses últimos dias de abril de 1974. As imagens que a televisão trazia da "révolution des oeillets", que, à época, marcava a atualidade portuguesa em França, mostravam a chegada triunfal ao aeroporto de Lisboa de um homem de cabelos brancos, gabardine parda, olhar firme e determinado:
- "
Mais c'est Monsieur Morisi!", exclamaram, surpreendidos, alguns clientes.

Era Álvaro Cunhal, o líder histórico dos comunistas portugueses, que tinha vivido clandestinamente em Montreuil nos últimos anos antes do 25 de abril, quando muitos achavam que essa figura mítica se encontrava em Moscovo ou em Praga. Para a vizinhança, ele era apenas o discreto "M. Morisi", como ontem me contou o deputado Jean-Pierre Brard, que foi "maire" da localidade que, como militante comunista, conheceu pessoalmente Cunhal.
Está ainda por fazer, de forma organizada e não sectária, a história do papel desempenhado pela França como terra de acolhimento dos exilados portugueses durante a ditadura. Neste tempo de "Festa do Avante", que tanto diz aos militantes comunistas portugueses, aqui fica esta pequena nota, dos tempos de um certo "M. Morisi". »

Quantos pseudónimos não teria gerido durante todos esses longos anos de clandestinidade?
 


2 comentários:

  1. Estôria gira,esta do camarada Morisi.Tenho pene de nao ter impressora,pois gostava de guardar as informacoes que por aqui vao aparecendo.Sao estôrias -documentos,para mais tarde mostrarmos aos netos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós guardamos e depois enviamos-te. O blog é só para este ano mas quer deixar registo que perdure!

      Beijos

      Eliminar