«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

domingo, 24 de março de 2013

Da Lusa, no meio das eleições do Sporting e das trapalhadas PS-PSD-CDS


Homenagem a Álvaro Cunhal junta dezenas de artistas em Lisboa

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, antigo líder do Partido Comunista Português (PCP), reuniram hoje na Aula Magna da Universidade de Lisboa várias dezenas de artistas, numa iniciativa que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
MARIO CRUZ/LUSA
© 2013 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
MARIO CRUZ/LUSA
"Homenageamos essa figura fascinante e de invulgar inteligência do nosso Portugal contemporâneo que se afirmou como uma referência na luta pela liberdade, a democracia, a emancipação social e humana. O homem de coerência, de firmes convicções e inteireza de caráter. O político de ação e de diversificada e profunda produção teórica, o estadista, mas também o homem de cultura e o artista", salientou na sua intervenção o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em referência a Álvaro Cunhal.
Perante um auditório completamente preenchido, tendo os 1.600 lugares sentados sido poucos para acolher todo o público que acorreu ao evento, Jerónimo de Sousa sublinhou que "Álvaro Cunhal via e defendia o fenómeno da criação artística como ato autónomo e profundamente livre de imposições".
E acrescentou: "O exemplo de vida de Álvaro Cunhal, a sua força interior, a sua luta e a sua obra, continuam a ser fonte de otimismo e confiança, e um incentivo para quem luta e acredita na força criadora e libertadora dos homens e dos povos, armados com as armas da sua identidade e da sua cultura".
Já António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, destacou durante um discurso que cativou a plateia a sua "alegria de ver a sala cheia numa homenagem a um antigo aluno" da instituição, na qual Álvaro Cunhal tirou o curso Direito.
À atriz e encenadora Fernanda Lapa coube o lançamento do espetáculo, que contou com dança, música popular e de intervenção, canto lírico e fado.
Nesta sessão cultural dedicada a Álvaro Cunhal, iniciada às 15:00 e que se estendeu durante toda a tarde, participaram os seguintes artistas: Cândido Mota, Maria do Céu Guerra, Rita Lello, Luísa Ortigoso, José Wallenstein, Joana Manuel, Tavares Marques, Fernanda Lapa, Teresa Sobral, Companhia de Dança de Almada, Ana Maria Pinto, Joana Resende, Cantadores do Redondo, Vitorino, Janita Salomé, João Paulo Esteves da Silva, Hélder Moutinho, Ricardo Parreira, André Ramos, Yami, Camané, Mário Laginha, Sebastião Antunes, Samuel, Uxia, Paulo Borges, Zeca Medeiros, Jorge Silva, Gil Alves, Rogério Cardoso Pires, Manuel Pires da Rocha, Rui Júnior, Tocá Rufar, Magna Tuna do ISCSP e Tim.
DN // MBA

1 comentário:

  1. Estive, foi bom estar... espero reler (ou rever) a intervenção de Sampaio da Nóvoa...

    ResponderEliminar