«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"Os Barrigas e os Magriços" 2ª Edição - J F de Portimão


Os Barrigas e os Magriços

Nova edição de conto infantil «Os Barrigas e os Magriços», de Álvaro Cunhal, apresentada em Portimão.

A junta de freguesia de Portimão promove a apresentação pública da 3.ª edição do conto infantil «Os Barrigas e os Magriços», no TEMPOTeatro Municipal de Portimão, no próximo dia 23 de abril, pelas 9:30 horas.
Trata-se de
um conto infantil do antigo líder comunista, Álvaro Cunhal, dirigido às crianças e aos jovens, com o propósito cívico de informar, numa narrativa lúdica, a história do 25 de abril de 1974 e o significado da «revolução dos cravos», 39 anos depois desse evento.

Ilustrado
pelos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo dos Agrupamentos Verticais Júdice Fialho e Prof. José Buisel, com desenhos que pretendem estimular o seu trabalho de memória, e abrir as portas do seu imaginário, ajudando-os à compreensão da História de Portugal, neste conto a história entrelaça-se na ficção e os factos são apresentados “como quem conta um conto”, ou seja, o narrador tentaexplicar” a realidade recorrendo a um universo imagético e simbólico que mergulha a criança num ambiente ficcional que lhe é familiar.
O
êxito das primeiras edições, a nível nacional, justifica que a junta de freguesia de Portimão, promova a sua 3.ª edição, “num contributo modesto de uma temática pouco abordada na História e na Literatura para crianças e jovens, renovando a convicção de que, a seu modo, este conto revisita o passado recente da nossa História”.

Sem comentários:

Enviar um comentário