«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

quinta-feira, 9 de maio de 2013

3 notícias


Vendas Novas relembra Álvaro Cunhal com documentários, debate e filme

Na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, pelas 21h00, no auditório municipal, prosseguem as atividades de homenagem Álvaro Cunhal, no centenário do seu nascimento, com a exibição dos documentários sobre a vida de Álvaro Cunhal e sobre a fuga de Peniche, intercalados por um debate com Domingos Abrantes, resistente antifascista.

A iniciativa insere-se no centenário de Álvaro Cunhal, ao qual o Município de Vendas Novas se associou, e proporciona uma oportunidade para conhecer ou simplesmente relembrar sobretudo o homem político, que se destacou pela sua oposição ao regime salazarista e que em 1960 protagonizou, juntamente com outros camaradas, a célebrefuga de Peniche”, do estabelecimento prisional de alta segurança. E para ilustrar alguns aspetos do documentário, Domingos Abrantes, que esteve onze anos na prisão e participou na fuga do estabelecimento prisional de Caxias, é convidado para o debate sobre o assunto.
Ainda no âmbito destas comemorações será exibido, no dia 11 de maio, às 21h30, no auditório municipal, o filmeCinco dias, cinco noites” de José Fonseca e Costa, baseado na obra com o mesmo nome de Manuel Tiago/Álvaro Cunhal, que retrata precisamente o périplo de um jovem para sair do país após ter fugido da prisão em finais dos anos 40.


 *   *   *

Estremoz: Centro Cultural recebe palestra sobre Álvaro Cunhal

“Álvaro Cunhal – Atualidade do seu pensamento” é o título de uma palestra, pela deputada do PCP Rita Rato, que está marcada para esta tarde, na Sala de Exposições do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz.

O evento faz parte de um conjunto de iniciativas da Associação Filatélica Alentejana sob o título “Álvaro Cunhal – Político e homem de cultura” e realiza-se no ano em que
se assinala o centésimo aniversário do seu nascimento.

A iniciativa conta com o apoio do Partido Comunista Português e da Câmara de Estremoz.

*   *   *
 (Jornal Vilaverdense)

Biblioteca Municipal acolhe centenário de Álvaro Cunhal

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela recebe, de 10 a 17 de Maio, uma exposição e sessão pública intitulada de ‘Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projecta na Actualidade e no Futuro’.


Com um vasto leque de obras publicadas, tais comoRumo à Vitória’ e ‘O partido com paredes de vidro’, Álvaro Cunhal é uma personalidade incontornável do século XX em Portugal não na escrita, mas também na política e nas artes plásticas. A nível literário, Álvaro Cunhal escreveu diversos romances comoAté amanhã camaradas’ e ‘Cinco dias cinco noitessob o pseudónimo de Manuel Tiago, que viriam mais tarde a ser adaptadas para cinema.
Após a sessão inaugural da exposição, que terá início dia 10, pelas 21h00, será apresentado o ‘IV Tomo das Obras Escolhidas’, que contará com a presença de Francisco Melo das Edições Avante.



Sem comentários:

Enviar um comentário