«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os jornais continuam a noticiar - Lusa


Álvaro Cunhal homenageado este sábado em Lisboa, histórico do PCP dá nome a avenida no Lumiar 

Em ano de comemoração do centenário do seu nascimento, o antigo líder  comunista passou a figurar em ruas de Santiago do Cacém, de Aljustrel e  de Ervidel (Aljustrel), além do Parque como seu nome, em Baleizão (Beja),  disse à Lusa fonte do PCP. 
Em Setúbal, a autarquia local também deliberou favoravelmente ao  descerramento de uma placa toponímica com o nome do emblemático militante  e teórico do PCP, mas ainda aguarda confirmação de data concreta para a  cerimónia. 
Ainda segundo a mesma fonte, estão previstas mais inaugurações do género  noutros locais do país, mas, por ainda aguardarem aprovação dos respetivos  elencos camarários, não podem ser anunciadas para
O antigo dirigente do PCP nasceu em Coimbra, a 10 de novembro de 1913,  e cedo se dedicou ao combate antifascista face ao Estado Novo. Detido pela  polícia política em 1949, passou toda a década de 1950 preso, mas conseguiu  fugir da prisão de Peniche em 1960. 
Cunhal foi eleito secretário-geral comunista em 1961 e abandonou o cargo  em 1992, sucedendo-lhe Carlos Carvalhas. Viria a morrer em 13 de junho de  2005, com 92 anos
  Lusa
 

Sem comentários:

Enviar um comentário