Nas estantes e paredes daquela casa amiga, hospitaleira, os camaradas têm livros e quadros onde os olhos ficam presos. Às memórias que acordam e se contam, à beleza e coisas nossas que reconforta ver e nos dão sentido e força para a vida.
Até que ficámos retidos por um quadro com uma caricatura de que nos contaram a história. Era uma caricatura de Henrique Castro, feita por Álvaro Cunhal quando ambos estavam no Forte de Peniche.
Como, tal que contado, o caricaturado falava nostalgicamente do mar e da pesca - de Espinho... - , Álvaro Cunhal orlou a caricatura de motivos relacionados e escreveu, com a sua letra inconfundível, "Ih! Que grande tubarão vai agarrado ao anzol!!!" em mais uma ilustração do seu espírito de humor.
Tanta admiração e gosto mostrámos pela "peça" que os camaradas, entre as inexcedíveis provas de amizade, incluíram uma cópia da caricatura e alguns dados sobre o seu conterrâneo Henrique Castro de que Álvaro Cunhal fez a caricatura e a que noutro lugar e circunstâncias nos referiremos.
Aqui e agora fica a caricatura
e o nosso agradecimento
muito amigo à GR e ao Alex
Desde tenra idade conheci e convivi com o camarada H. Castro, depois com a Revolução de Abril foram os bons momentos de tertúlia e convívio, aprendi muito com ele.
ResponderEliminarBonitas palavras e ficamos sempre à tua(vossa) espera, é um privilégio ter o Resistente e Militante Sérgio Ribeiro em nossa casa, na nossa terra.
Bjs,
GR