«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sessão em Setúbal

«Álvaro Cunhal e o papel do conhecimento, da educação e da cultura...»

Realizou-se, no passado sábado, a Sessão Pública «Álvaro Cunhal e o papel do conhecimento, da educação e da cultura na luta por uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida», na qual participaram várias dezenas de pessoas ligadas à educação e à cultura de toda a Península de Setúbal, nomeadamente membros de Direções e Conselhos Gerais de Escolas e Agrupamentos, membros de Associações de Pais, autarcas, professores e outros profissionais da educação.

Esta iniciativa contou com a participação de Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Paula Santos, membro da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP e Deputada do PCP na Assembleia da República e de Pedro Pina, vereador da cultura e educação na Câmara Municipal de Setúbal.

Álvaro Cunhal,
para além da sua fascinante atividade política, foi também um brilhante pensador, profundamente dedicado ao conhecimento e à cultura. Prosseguiu um caminho ímpar de luta contra a ditadura, as injustiças e a exploração, no qual o conhecimento, a educação e a cultura eram vistos como elementos fundamentais da libertação, do progresso e da emancipação humana. Considerava que o conhecimento, a educação e a cultura não devem constituir propriedade de uma elite mas, pelo contrário, devem estar ao serviço da humanidade, acessíveis ao povo, como elementos promotores da igualdade entre as pessoas, da liberdade e da democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário