«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Álvaro Cunhal - Oeiras



No Auditório Municipal Maestro César Batalha, decorreu ontem (dia 23) uma sessão sobre a vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal. Estiveram presentes mais de 50 pessoas que se quiseram associar a esta homenagem.
Na sala do Auditório, esteve disponível uma exposição ilustrando a vida de Álvaro Cunhal em paralelo com a vida do PCP, evidenciando como uma e outra se conjugam e até confundem...
A sessão foi iniciada com a passagem de um vídeo sobre a histórica fuga de Peniche.
José Casanova, do Comité Central do PCP, expôs com vivacidade e emoção a vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal. José Casanova historiou a vida do Partido e do homem, do pensador e do lutador, sem deixar de dar relevo à obra e à importância de esta dever ser lida. Destaque para as obras "O Partido Com Paredes de Vidro" e "Rumo à Vitória", considerados pelo orador obras fundamentais do contributo de Álvaro Cunhal para o aprofundamento do pensamento Marxista-Leninista.
Daniel Branco (à direita) coordenou depois um debate o qual incluiu alguns depoimentos pondo em relevo aspectos relevantes da dimensão do homem, do politico e do lutador.

1 comentário:

  1. ...e José Casanova foi claro e fluente
    falando de improviso como se a própria realidade desfilasse diante dele fazendo-lhe o ponto. Foi brilhante, como sempre. Só que na sala havia, gente que o não conhecia. Nem a ele, nem à vida do evocado...

    Foi uma boa sessão.

    ResponderEliminar