«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ajudas na manhã...

depois de leituras antes de adormecer:

"Unidade de movimentos não significa identidade de objectivos. Mal foi terem-se alimentado ilusões. Homens que se encontram e resolvem caminhar juntos não se tornam, por esse facto, irmãos gémeos. Pela mesma razão por que aglomerados aliados numa etapa dum movimento transformador se não fundem num só aglomerado. Muitas vezes marcham a par camadas da população, cujos interesses coincidem num movimento, mas que os destinos históricos virão a separar (...)"

Álvaro Cunhal
Aviso prévio
artigo publicado
no jornal O Diabo, nº 276,
de 6 de Janeiro de 1940

2 comentários:

  1. Embora este texto fosse escrito ,num perîodo histôrico bem diferente daquele que hoje atravessamos,hâ que reconhecer a imensa actualidade do pensamento polîtico e revolucionârio de Âlvaro Cunhal.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velho (quase 89 anos),e filho de pobres camponeses,afirmo que
    para compensar a falta de noção e consciência de classe social que afecta a grande maioria de trabalhadores assalariados que não enxergam quem os explora,com destaque especial para muitos emigrantes que se tornaram burgueses e quando há Eleições,até votam nos Partidos da Burguesia exploradora e opressora,existe felizmente gente com curso de Academia como Karl Marx e Álvaro Cunhal e muitos outros,que arriscando a saúde e a própria vida,ousaram e ousam lutar pela libertação dos Proletários.
    Mas,porém,todavia,contudo.....
    Com populismo e demagogia/muita mentira,verdade parece/
    mas em liberdade e democracia/o Povo tem o Governo que merece.

    ResponderEliminar