«Álvaro Cunhal é uma personalidade marcante, em Portugal e no mundo

domingo, 3 de março de 2013

Nome de Álvaro Cunhal a uma rua ou avenida do concelho de Setúbal


A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, em reunião pública ordinária, a atribuição do nome de Álvaro Cunhal a uma rua ou avenida do concelho.

O documento propõe “que a Câmara Municipal de Setúbal sugira à Comissão Municipal de Toponímia a atribuição do nome de Álvaro Cunhal a uma rua ou avenida do concelho cuja dignidade seja condizente com a importância do líder comunista”.

A proposta sublinha que, “se na história recente de Portugal a figura de Álvaro Cunhal é absolutamente central, na história do movimento comunista internacional é figura crucial no que respeita à produção do pensamento revolucionário”.

O texto salienta igualmente que o político foi um “homem de inultrapassável coragem pessoal, de forte e justa firmeza ideológica, que lhe valeu o encarceramento por 13 anos nas prisões fascistas, oito dos quais em total isolamento”, acrescentando que “Álvaro Cunhal foi dos maiores intelectuais e políticos portugueses de sempre”, dotado de “sólida e sempre inovadora qualificação teórica, que conjugava com profundo humanismo e extraordinária cultura”.

A Câmara Municipal sublinha que, no ano do centenário do nascimento do líder histórico do PCP, “é de toda a justiça reconhecer o papel central que Álvaro Cunhal desempenhou na história recente de Portugal e perpetuar o seu nome na toponímia do concelho de Setúbal”.

Trata-se, reforça a proposta, “de uma homenagem simples, mas que permite às gerações futuras questionarem-se sobre a importância que teve este homem nas transformações políticas e sociais operadas em Portugal e sobre o papel que desempenhou no mais importante e justo processo de transformação social e política operada em todo o mundo durante o século XX”

Sem comentários:

Enviar um comentário